segunda-feira, 24 de junho de 2013

Queijo cottage caseiro - EDITADO

Nossa, é tanta coisa pra falar, se fosse por mim, postaria tudo no mesmo dia... Mas, vou devagar, senão fico sem assunto depois.
Esse não é o primeiro post, o primeiro está aqui!
Vou começar então por uma receita (deliciosa), que aprendi, adorei e é super fácil.

O cottage é um queijo muito utilizado em dietas de emagrecimento, por ser um queijo magro.
Pode ser usado em várias receitas, doces ou salgadas, temperado com ervas, pimentas, sementes (chia, linhaça), em patês, com atum, peito de peru (meu preferido)...
E quem gosta desse queijo, sabe o quanto ele é caríssimo. Ultimamente ando sem coragem para comprar. Então, como eu estou amiga da cozinha, resolvi tentar fazer.
Procurei várias receitas, em vários sites e blogs e fiz algumas adaptações, para ficar mais a meu gosto e para ficar mais parecido com o que a gente compra no supermercado.



Ficou assim, super parecido com o comprado pronto e o gosto muito parecido!
O meu
Cottage do supermercado








Receita:

1 litro de leite
3 colheres de sopa de vinagre branco, ou suco de limão. (às vezes precisa de mais um pouco)
sal à gosto
1 pote de iogurte natural ou 1 caixinha de creme de leite

Modo de fazer:

Aqueça o leite com o sal até quase ferver, desligue o fogo, junte o vinagre (ou o limão), mexa delicadamente até separar o leite do soro, formando gruminhos. Deixe esfriar um pouco, coe em uma peneira ou pano de prato limpo, sem espremer e deixe escorrendo por mais ou menos 1h. Depois disso só juntar o iogurte (ou o creme de leite) e pronto!

Pode ser usado o tanto o leite integral, desnatado ou sem lactose. O que ficou mais parecido com o original foi o feito com vinagre, os gruminhos que se formam ficam mais durinhos. Mas se gostar um pouco mais macio, é só fazer com limão (fica mais pastoso e bem gostoso também). Com creme de leite fica uma delícia, mas, com o iogurte, fica mais light.

Minha prima, Engenheira de Alimentos, Malu Magalhães, postou lá sua página no Facebook, dicas ótimas sobre como aproveitar o soro do leite, afinal, é nele que se concentra a maior parte das proteínas! Então, se você tem dó de jogar fora, como eu, corre aqui que ela explica tudinho, o que fazer e como aproveitá-lo!!!


 

10 comentários:

  1. Ótima sugestão, ficou muito parecido com o industrializado. Ainda quero testar!!

    ResponderExcluir
  2. Obg da receita... vou tentar fazer! rs
    haaaa eu ameeeeiiii seu blog viu... xiqueee!!!
    bjão!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ligia. Faz sim, certeza que vai dar certo!
      Que bom que gostou... fiquei feliz!!!
      Beijo Beijo

      Excluir
  3. O meu ainda está separado?

    Ihihihih

    BJinhus

    ResponderExcluir
  4. O soro de leite tem muitos nutrientes que antes era descartado pelas indústrias de alimentos e hoje depois de vários estudos, as indústrias estão inserindo o soro em vários produtos como as bebidas lácteas e agora recentemente o lançamento de sucos a base de soro de leite.

    ResponderExcluir
  5. esse é um queijo que onde moro, não encontro, vou testar..e espiar as dicas pra aproveitar o soro que realmente, se a gente faz um queijo que é mais saudável, não tem sentido jogar fora a parte mais saudável do leite...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!!!! Faça sim depois me conte como ficou o seu Cottage! E me conte também como reaproveitou o soro do leite....

      Beijinhossss

      Excluir
  6. Daria certo com leite de soja ou só com aqueles 90% lactose ? Pq esses 90% lactose tem açúcar :/

    Se eu fizer com o de soja sem açúcar será que funciona?

    ResponderExcluir